Entrevista com Valentina Fernandes

Olá Colecionadores!
Hoje trago para vocês uma entrevista com a autora Valentina Fernandes, que é parceira do blog e que está lançando seu primeiro livro no Amazon. O livro vocês já conhecem pois tem resenha dele aqui no blog. É Vencendo a Dor!


Quem é a  Valentina?

Sou mineira, mas fui criada na cidade de Vitória ES, onde estudei, fiz universidade, me casei e tive o primeiro filho. Em 2002 por questões de trabalho do marido, voltei para Ipatinga, Minas Gerais, onde resido até a presente data.  Mãe de dois lindos meninos: um de 17 e o outro de 10 anos, casada com um homem maravilhoso há dezenove anos. Meu marido sempre me apoia e embarca em meus sonhos. Sou assistente social efetiva da Prefeitura de minha cidade, trabalho na Saúde atendendo vítimas de violência sexual e pacientes de HIV+. Amo minha profissão. Gosto das coisas simples da vida. Amo minha família, um bom papo, sou extremamente carinhosa e apaixonada. Romântica de carteirinha. Acredito sempre no amor. Odeio injustiças, intolerância e arrogância. Adoro chupar limão rs, só durmo com travesseiro no rosto e morro de vergonha de chorar em público.

Como surgiu a ideia de escrever um livro?
Sempre gostei de escrever. Quando criança elaborava peças de teatro e dirigia meus amigos. Fiz parte do grupo Quebra Nozes de teatro dos dez aos dezesseis anos, onde auxiliava na criação dos personagens. Tinha paixão pelas bruxas das peças teatrais. Na adolescência passava horas ouvindo música, escrevendo poesias e contando tudo para meu diário. Na escola eu escrevia as redações dos amigos em troca de lanches e doces. A primeira vez que pronunciei o desejo de escrever um livro, foi em 1987, quando eu e meu pai assistíamos televisão e passou a matéria sobre a Bienal de São Paulo. Naquele momento eu falei que um dia ainda iria a Bienal como autora. Infelizmente, pelas fatalidades da vida, meu pai veio a falecer em 1988 em um acidente de carro, minha mãe estava junto e ficou em coma, necessitando de tratamento médico por quatro anos. Depois veio a universidade, trabalho, casamento, filhos e meu sonho precisou ser adiado. 

Lembra do primeiro livro que leu na vida?

Lembro como se fosse hoje, porque quando eu percebi que sabia ler sozinha foi o dia mais feliz da minha vida. Eu tinha cinco anos e li Meu Barquinho Azul. Logo depois na adolescência me apaixonei pelo livro Pollyanna. Era minha paixão, exatamente esta capa abaixo.


Vencendo a Dor é seu primeiro livro. Pode nos contar como nasceu a sementinha para o enredo dele?


Vencendo a dor foi um livro que nasceu com as minhas dores e perdas. Claro, que por ser uma ficção tem muitas coisas que não aconteceram, mas tem bastante da minha vida nele. Foi uma homenagem a pessoas que amei muito, mas que nos deixaram  cedo demais. Costumo dizer que foi um momento de catarse para que eu pudesse elaborar melhor as perdas da vida e principalmente para mostrar que o amor é capaz de superar qualquer dificuldade.



  

Fale um pouco de seus outros livros.

 

A princípio, Vencendo a Dor era livro único, porém com a aceitação dos leitores e paixão pelos personagens transversais, acabou virando a Série Sonhos, que será composta por cinco livros. Atualmente, estou trabalhando no terceiro. O primeiro conta a história de Pedro Fernandes, um homem sério e apaixonado. O segundo conta a vida de Bruno Fernandes, um advogado marcado por uma tragédia no passado e que foge do amor. O terceiro livro conta a história de Caio Venturini, um homem que por amor a seu pai abriu mão de sua felicidade. O quarto vem contar a trajetória de Alejandro Del Menez, um bailarino espanhol em busca de seu passado e o ultimo conta a história de Aline Dantas uma Promotora de Justiça que não aceita o amor.


Qual é o ponto alto de Vencendo a Dor?
 
Com certeza a luta de Valentina para ajudar seu noivo a superar as sequelas de um grave acidente de carro, que o deixa com uma paraplegia reversível, mas que o faz desistir de lutar. O amor de sua noiva faz com que ele consiga aceitar a fatalidade e buscar sua cura por meio da persistência. Além disto, trabalho no livro a questão do preconceito e da falta de acessibilidade às pessoas com deficiência.


E o ponto baixo?
 
Acredito que seja o início do livro, que não mostra a força de sua história. Se o leitor achar que se trata somente de mais um livro de amor de conto de fadas e abandonar a leitura, ele vai perder uma verdadeira lição de força e superação. Porém, era preciso desenvolver o amor do casal para que ficasse verossímil a luta da protagonista para fazer o noivo aceitar sua condição e lutar. Tem uma frase do livro que gosto muito: “Pedro neste momento meu amor será suficiente para nós dois e eu vou lutar por você”.


Seus livros tem referencias pessoais ou são 100% ficção?
 
Digamos que meu livro é 70% autobiográfico e 30% ficção. 


Tem projetos futuros? Poderia comentar?
 
Sim . Além da série estou trabalhando em um livro baseado em um conto que está na Amazon e que faz muito sucesso. O conto chama-se Imperdoável: Do pensamento ao ato. Estou trabalhando também em um livro de fantasia e em alguns contos.

Quais temas aborda em seus livros?

Desde o momento que iniciei minha escrita de forma profissional, desejei colocar em meus livros assuntos polêmicos e muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade. Então, por meio do entretenimento, do romance, do drama, da comédia, resolvi trazer para meu leitor situações que o fizessem refletir sobre assuntos que não são tratados de forma clara, ou com informações necessárias. Desta forma, venho abordando violência sexual, violência doméstica, acessibilidade, adoção tardia, preconceito contra deficientes e a adoção por casais homoafetivos e disputa judicial pela guarda dos filhos. Nos dois primeiros livros, os protagonistas são advogados, que atuam com estas questões. Ressalto ainda, que todos os casos citados são baseados em minhas experiências profissionais.
E o que não escreveria?
Eu não escreveria terror, nem livros que mostram a violência sexual ou doméstica de forma romantizada. 

Onde podemos encontrar seus livros:
Meus livros estão na Amazon e no Wattpad. Vencendo a Dor pode ser adquirido também em físico por meio do meu site ou direto comigo via depósito bancário.




 
Perguntas rápidas:

Um sonho? Ser reconhecida como autora internacionalmente

Um objetivo? Consolidar minha carreira literária

Um livro? Pequeno Príncipe

Um seriado? Anatomy Grey

Um filme? Diário de uma paixão

Um autor? Nicholas Sparks

Uma celebridade? Miguel Falabella

Uma frase? Que os livros possam nos levar para um lugar mágico, onde possamos vivenciar os anseios mais ocultos de nosso coração.
Uma bebida? Limonada

Uma comida? Salada Marroquina

Um lugar? Vitória ES

Um animal? Cachorro

Meu maior desejo é? Ver meus filhos se tornarem homens de bem, realizados profissionalmente e felizes no amor.

Livros da autora:

Até onde você iria por amor? Você seria capaz de enfrentar qualquer obstáculo para salvar o homem de sua vida?
Valentina é uma menina marcada pela dor da perda e desde sua adolescência precisou encarar momentos difíceis para ajudar sua família. Desconfiada por natureza e com um sexto sentido apuradíssimo, ela tentará de todas as formas fugir do amor, mas não conseguirá resistir aos encantos de um renomado advogado.
Pedro Fernandes é um jovem que adora surfar, curtir a vida nos barzinhos com os amigos. Homem centrado, responsável, lindo e também dedicado à sua família e aos valores morais que aprendeu com seus pais. Se rende aos encantos da bela morena séria e arisca.
Juntos, vivem um grande amor, inabalável, até que uma fatalidade destrói as estruturas deste relacionamento, colocando o à prova.
Será que uma tragédia é capaz de acabar com um grande amor?
Descubra nesta linda história que fala sobre perdas, tristezas e lutas. Mas, sobretudo, sobre amor, alegrias, conquistas e superações.(Amazon)




Você já precisou lutar contra os seus próprios fantasmas? O que acontece quando apenas nos conformamos e aceitamos as angústias da vida?
Amanda e Miguel se envolvem em uma situação perigosa, que poderia ser vivida por qualquer um de nós. Ambos encontram o que faltava em suas vidas, não precisam de muitas palavras. Só as sensações bastam. Será?
As certezas são efêmeras. Quando deixamos de enxergar o outro e nos achamos suficientes, o acaso se torna nosso maior inimigo. Nesta história não há inocentes, tampouco culpados. Apenas seres humanos em busca de sua verdade.
Uma única vez será o bastante para uma vida?
Imperdoável é um conto fascinante que irá te mostrar o quanto podemos ser vulneráveis. Leia, se entregue e se apaixone.(Amazon)


Bruno Fernandes, advogado competente, dono de uma beleza selvagem, famoso por suas vitórias nos tribunais e cheio de sucesso com as mulheres, até conhecer a mais louca de todas. Marcela Lins, rebelde por natureza, bailarina de dança contemporânea, um coração de ouro, a mulher mais imprevisível que ele conheceu. Duas pessoas marcadas pelo sofrimento, que resolvem fugir do amor. Ele tinha certeza que ela se renderia aos seus encantos. Ela acreditava que poderia domar aquele homem, porém nada aconteceu conforme esperavam. O destino une os dois e o desejo se torna incontrolável. Eles se envolvem em uma trama que pode se complicar além das expectativas. Ele tinha tudo planejado, ela não queria se comprometer, mas a vida tinha outros planos! Este livro é o segundo da Série Sonhos. Nesta história você irá conhecer a trajetória de Bruno, com todos os seus dramas, aventuras e descobertas. Embarquem nesta viagem de muita emoção! (Wattpad)


 

 

 A Autora estará na Bienal todos os dias, mas autografando livros, somente dia 03/09 no estande da Editora Planeta Literário às 17 horas.
 


Resenha Premiada! Clique e saiba mais!


40 comentários:

  1. Amei a entrevista, Sofia! Foi muito bom poder conhecer mais da Valentina, a quem já admiro e desejo todo o sucesso do mundo. ❤❤

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Valentina é uma escritora promissora. Tenho certeza que ainda vou ver muita coisa boa dela num futuro não tão distante. Amei a entrevista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhh Camila obrigada. Que Deus nos abençoe. Beijos
      Valentina Fernandes

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista, parabéns Valentina.. sorte e sucesso... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Simone pelo seu carinho de sempre.
      Valentina Fernandes

      Excluir
  6. Parabéns, Sophia e Valentina! A entrevista ficou ótima!
    Sucesso, Val. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Janethe. Sucesso para nós. Beijos da Val😘

      Excluir
  7. Muito bom conhecer mais um pouco dessa mineira linda e talentosa. Parabéns! Nos encontramos na Bienal. Lena Rossi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Lena. Será um imenso prazer abraçar você na Bienal.
      Beijos da Val

      Excluir
  8. Amei a entevista e amando as obras da autora. Valentina, força e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silvana pelo carinho de sempre. Tudo que escrevo é para vocês.
      Beijos da Val

      Excluir
  9. Amei a entevista e amando as obras da autora. Valentina, força e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Val! Desejo muito sucesso para você! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula querida. Desejo o mesmo sucesso a você😘😍🌷
      Valentina Fernandes

      Excluir
  11. Parabéns val amei a entrevista, muito sucesso pra vc sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline minha querida. Obrigada por todo carinho.
      Beijos da Val

      Excluir
  12. Olá,
    Adorei conhecer a autora e descobrir que ela é apaixonada pelo mesmo livro que eu: Pollyanna! É uma leitura incrível. Outro ponto é saber que ela também gosta de Nicholas Sparks!!
    Desconhecia suas obras, mas todas me cativaram muito pelas capas e isso é o que mais me chama a atenção em um livro!
    Pretendo procurar para ler e conhecer a escrita da autora!


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Michele saber que temos gostos parecidos. Ficarei muito feliz de saber sua opinião de minhas obras.
      Beijos
      Valentina Fernandes

      Excluir
  13. Olá, ainda não conhecia a autora nem seus livros, mas por essa entrevista super legal, já fiquei curiosa para ler os livros dela, parecem histórias interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida. Será uma honra ter você lendo minhas obras. Um grande abraço.
      Beijos da Val

      Excluir
    2. Olá querida. Será uma honra ter você lendo minhas obras. Um grande abraço.
      Beijos da Val

      Excluir
  14. Gostei bastante da entrevista! Estou fugindo de novas séries, mas achei o enredo do primeiro livro interessante, e como cada um tem um protagonista diferente acho que leria. Também vou querer conhecer o livro de fantasia quando ela terminar.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gostei muito da entrevista e já conhecia um pouco das obras da autora pela Amazon. Já li Pollyana e gostei muito, foi um dos meus favoritos da adolescência também. Achei interessante em saber que Vencendo a Dor nasceu das perdas da autora e tem um pouco da vida dela na ficção. Fiquei bem interessada na leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita! Que bom que gostou da entrevista! Obrigada pelo seu comentário!
      Bj

      Excluir
  16. Olá tudo bem??
    Gostei da entrevista, deu para conhecer um pouquinho da escritora, que por sinal ainda não conhecia, parabéns e sucesso para a autora!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  17. OOi, Sofia!!
    Amei a entrevista!! Conhecia pouco sobre a autora, com a entrevista deu para conhece-la melhor.
    Não li nada da autora ainda, mas já vi resenhas e parecem ser ótimos. Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sofia, tudo bom?
    Eu não conhecia a autora ainda, então adorei poder conferir a entrevista e conhecê-la melhor. Eu achei as capas dos livros dela lindas, e fiquei contente de saber que ela estará na Bienal!
    Eu nunca li Pollyanna, mas sempre vejo falaram desses livros que até fico curiosa. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa! Fico feliz que tenha gostado e pra ser sincera, também nunca li Pollyanna, apesar de ouvir falar muito!
      Bj

      Excluir
  19. Olá! Ainda não conhecia a autora e adorei saber um pouco mais sobre o trabalho dela. Adoro livros com fortes dramas, como esse em que ela menciona que a personagem ajuda outro a se recuperar de um grave acidente. E também temos mais em comum: adoro nicholas sparks, o pequeno príncipe, Miguel falabella, Vitória/ES e cachorro! Parabéns ao blog pela entrevista. Muito sucesso ao blog e à autora.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá! Ainda não conhecia a autora e adorei saber um pouco mais sobre o trabalho dela. Adoro livros com fortes dramas, como esse em que ela menciona que a personagem ajuda outro a se recuperar de um grave acidente. E também temos mais em comum: adoro nicholas sparks, o pequeno príncipe, Miguel falabella, Vitória/ES e cachorro! Parabéns ao blog pela entrevista. Muito sucesso ao blog e à autora.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Sophia, sua linda, tudo bem?
    Engraçado, pela forma como a autora respondeu as suas perguntas, eu senti empatia por ela, uma impressão de que é uma boa pessoa de coração. Achei o máximo o gosto dela por limão, como ela adoro o filme Diário de Uma Paixão, acho o Miguel Falabella uma pessoa muito inteligente. E pelo visto, a mensagem em todos os livros é sempre o amor, não a conhecia e nem sua história, mas não vejo a hora de ler. Adorei a entrevista de desejo muito sucesso para a autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Cila pelo seu comentário! Fico feliz que tenha gostado!
      Bj

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.