Como avalio os livros que leio



Olá Colecionadores! Tudo bem com vocês?
Neste post quero contar para vocês como avalio os livros que leio no Skoob, que hoje se tornou indispensável para quem lê muito e também para blogueiros, autores, editoras...




Nota 1 para mim são os livros que, na maioria das vezes, acabo desistindo da leitura. Ou por o livro ser muito ruim ou por conter muitos erros. 




Nota 2 para quando o livro tem um enredo muito pobre e em alguns casos, bastante desconexos, quando as coisas não fazem sentido ou estão deturpadas.




Nota 3 quando o livro não é ruim, mas também não conseguiu me convencer de que é bom. Aquelas historinhas muito melosas, finais previsíveis e mocinhas extremamente chatas e irritantes.




Nota 4 quando o livro é bom e vale a pena ser recomendado, mas não para qualquer leitor e sim para um grupo especifico de leitores que normalmente apreciam o mesmo gênero literário.




Nota 5 quando o livro é muito bom e você quer que todo mundo leia. Aquele tipo de livro que te paga de jeito.





Nota 5 e classificado como favorito, são aqueles livros que, além de querer ter na minha estante, são os livros que quero ler mais de uma vez e normalmente faço isso. 

Cada um tem uma forma de avaliar diferente, como já vi leitores classificarem com nota 2 um livro que a maioria considera 5, então não existe uma forma correta de avaliação, mas sim uma forma coerente de avaliar. Como por exemplo: enredo e desenvolvimento, ortografia e concordância, construção dos personagens, enfim, até mesmo a capa e a diagramação, muitas vezes, contam na hora de se avaliar um livro. Confesso que a parte estética é o que menos interessa quando avalio um livro, mas sim o conteúdo em si.
E vocês, avaliam como? Deixe nos comentários!



8 comentários:

  1. Acredito que para você avaliar um livro, não deve só ficar numa coisa, assim como você disse, tem que ter coerência no porquê daquela nota. Gostei da sua forma de avaliar!
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a forma de avaliar é algo pessoal de cada um, a maioria das pessoas me perguntam porque a maioria das vezes mesmo afirmando que gostei de um livro ele ganhou 3 estrelas, penso que é porque o livro foi apenas "bom", mas não muito bom ou ótimo, foi uma boa leitura mas não algo que irei me lembrar para sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo é bem pessoal mas é importante ser coerente! Obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Oie, tudo bom? Gostei do post!! A forma de avaliação de um livro é bem pessoal, pois ninguém tem os mesmos gostos e as mesmas opiniões. Nosso modo de avaliar é bem parecido. Geralmente dou 3 estrelas para leituras que estava com uma super expectativa gerada pela divulgação, mas acabou me decepcionando em algum quesito. Também levo em conta os erros!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que vc concorda comigo, assim não me sinto tão fora nas minhas avaliações!Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?
    Eu tenho que confessar que acho super complicado avaliar os livros com nota, eu sempre fico muito indecisa sobre qual dar, acredito que é porque ainda não estabeleci direito os meus critérios, mas irei resolver isso ainda essa semana. E foi muito bom poder conferir seu post, assim já tenho ideia do que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana! Que bom que gostou e tenho certeza que quando você estabelecer seus critérios de avaliação, será uma avaliação justa e correta! Bjo

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Ele é importante para nós!

COLECIONANDO ROMANCES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.